O Bloco de Esquerda propôs no passado dia 12 de Setembro na Assembleia de Freguesia de Benfica uma moção pela recuperação da Vila Ana e da Vila Ventura, que veio a ser aprovada.
Humberto Silveira, representante do Bloco de Esquerda naquela Assembleia, declarou que era importante garantir que este assunto fosse passado aos futuros executivos de forma a que o mesmo não caia no esquecimento.
A Vila Ana e Vila Ventura são dois edifícios centenários localizados na Est. de Benfica,que se encontram referenciados no "Inventário Municipal de Património",
e que se encontram num lamentável estado de degradação.
Muitos cidadãos e cidadãs de Benfica têm vindo a demonstrar o seu descontentamento pelo estado de degradação daqueles emblemáticos edifícios, sem no entanto conseguirem que o assunto saia do aparente impasse em que se encontra.
Bloco de Esquerda
Benfica, 12 de Setembro de 2013
Moção
Considerando que:
- A Vila Ana e Vila Ventura são dois edifícios centenários localizados na Est. de Benfica nº 674, que se encontram referenciados no "Inventário Municipal de Património", anexo ao PDM de Lisboa.
- Para além dessa importância formal já reconhecida, são também um legado arquitetónico da nossa freguesia de inestimável valor sentimental.
- O lamentável e avançado estado de degradação destes edifícios é há muito denunciado por muitos cidadãos e cidadãs de Benfica, que promoveram uma página na Internet que conta com quase mil apoiantes.
- Apesar do esforço daqueles que se interessaram de forma cidadã por este assunto, não existem resultados satisfatórios a esta data.
- Benfica quer-se uma Freguesia sustentável, que privilegia a reabilitação urbana à demolição e consequente especulação imobiliária.
A Assembleia de Freguesia de Benfica, reunida nesta data delibera:
- Indagar à CML sobre todas as medidas que já foram tomadas com vista à reabilitação destes edifícios.
-Sublinhar junto da mesma a necessidade de no âmbito das suas competências, agir com a firmeza necessária para a solução deste caso, usando todos os meios legais ao seu alcance, nomeadamente através de obras coercivas.
-Exortar o atual e futuro executivo da Junta de Freguesia de Benfica a agir com diligência necessária, colaborando o mais amplamente possível para salvar estes emblemáticos edifícios, correspondendo ao desejo da população.
-Dar conhecimento da presente deliberação à Assembleia Municipal de Lisboa.