Comércio de Benfica

O comércio de Benfica, um parceiro de bem-estar para a comunidade.

O comércio de bairro tem uma importância enorme para uma comunidade na medida em que facilita a vida dos moradores e é um atractivo para os visitantes.
Em Benfica podemos ainda encontrar lojas que vendem fruta e vegetais compradas directamente ao produtor, padarias e talhos, retrosarias e pronto a vestir, lojas de ferragens e bricolage, papelarias e cafés, e muitas outras lojas, que mantêm um atendimento pessoal e cuidadoso. Este comércio 'à porta de casa' permite 'salvar' muitos jantares, fazer as compras em pouco tempo e regressar a casa com mais tempo para descansar e ou estar com a família.
O comércio de bairro é também importante porque dá segurança passear pelas ruas e não encontrar apenas portas fechadas. É reconfortante ouvir conversas alegres entre os comerciantes e os fregueses que ao fim de um tempo já são amigos. Dá segurança porque o comerciante nota a nossa ausência e é bom saber que alguém nos nota. Para a população mais idosa é fundamental esta proximidade que o comércio local permite e é mais descansado pedir a um filho que vá fazer um recado a uma loja na rua onde mora, dando-lhe uma simples tarefa que o ajuda a crescer.
O comércio de bairro precisa de incentivos e em Benfica não queremos mais lojas de rés-de-chão fechadas, nem pequenos centros onde uma em cada duas lojas está fechada. Por isso o Bloco de Esquerda defende que para garantir a sobrevivência do comércio tradicional deve inverter-se a actual política desregrada de implantação de grandes superfícies comerciais e fazer uma aposta estratégica na requalificação e especialização das actividades comerciais, na alteração dos horários de funcionamento do comércio, ajustando-o aos hábitos da população e adequar a política municipal de segurança ao alargamento dos horários de funcionamento do comércio tradicional.
Se muita gente vive as grandes superfícies comerciais como lugar de lazer é preciso promover o comércio tradicional para que as pessoas possam optar por um passeio diferente mas que ainda assim lhes permita fazer 'terapia de retalho' ou simplesmente apreciar as ofertas do pequeno comércio e quem sabe encontrar aquele item especial que não existe em série. Para isto, em Benfica, é preciso que a Junta de Freguesia seja um aliado dos comerciantes, que procure soluções de estacionamento que garantam passeios livres e desocupados para que os clientes possam passar sem obstáculos, que ouça os comerciantes e com eles procure soluções para a recuperação das lojas, para a a publicidade das lojas e para garantir a viabilidade económica e a vitalidade do tecido económico da freguesia. Este é também o nosso compromisso: garantir que Benfica não se transforme num dormitório e dialogar com todos e todas as pessoas que dão vida a Benfica.